Projeto VII - Edifício Institucional - Escola

by Mateus Veronese on sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Bom olá pessoal demorei pra postar pela segunda vez mas está valendo.....começo de ano letivo, novas idéias, algumas não tão novas assim, novos projetos, novas metas...o de sempre...

Hoje na minha primeira aula já me deparei com a minha primeira aula de Projeto VI, um projeto que pelo visto vai ser cheio de desafios e de muito aprendizado. Me deparei com a missão de projetar um edifício institucional, mais particularmente uma escola. Já andei pesquisando e já tenho algumas idéias formadas de como pretendo seguir a minha linha de pensamento para o projeto.


 Fiz uma busca por diversas imagens e conceitos na internet, para ir formulando uma concepção geral do meu objetivo no projeto.


  •  Como Concepção geral quero propor um prédio principal, que tenha além de uma horizontalidade bem marcada, uma espécie de "pátio interno" que, além de trazer uma comunicação do interior com o exterior, traz junto o tema da eficiência energética, através da melhor circulação de ar e uma melhor iluminação das salas de aulas, proporcionando um ambiente ideal para os estudantes e professores.



                                                         Horizontalidade bem demarcada




                                                          Exemplo de "Pátio Interno"



  • Outro conceito que eu gostaria de usar no meu projeto são os brizes horizontais ou verticais na fachada, para diminuir a incidência solar e proporcionar um melhor conforto térmico e visual para os usuários.




  • Outra concepção que eu pretendo trazer para meu projeto é uma rampa interna que ira lembra muito o museu Guggenheim. No museu sua rampa em forma de curva faz com que o visitante percorra todo o trajeto e contemple todas as obras de artes expostas no percurso. Desta forma pretendo trabalhar com uma rampa interna onde possa ser expostos os trabalhos dos alunos para a visualização de visitantes e de proprios alunos que poderão ver os trabalhos dos próprios colegas.
                                                                  Museu Guggenheim

                                                         Rampas internas do Museu 

  • E por ultimo pensando novamente em questão de fachada, gostaria de trazer elementos pré-moldados para a concepção da fachada, criando uma identidade única para a construção.










  • Todas as imagens que mostrei aqui foram tratados simplesmente como conceitos para a elaboração de uma idéia inicial de projeto, isto não quer dizer que devo usar todos e nem que elas não serão usados exatamente da forma como estão nos edifícios das imagens. 

One comment

Parabéns Matheus sempre indo além! tenho certeza que será um ótimo profissional!

by tanaraober on 27 de março de 2010 às 17:23. #

Leave your comment