PROJETO VII - Habitação de interesse social | Parte III
by Mateus Veronese on sexta-feira, 20 de maio de 2011
Dando sequencia então ainda no projeto da habitação social, depois das propostas iniciais do projeto não tive grandes mudanças com relação a Planta Baixa e Cortes. As únicas alterações realizadas foram com relação a fachada principal, onde na proposta inicial no telhado seria utilizado platibandas afim de esconder o telhado, mas devidos as dificuldades na execução das ampliações, possíveis infiltrações da água da chuva ( devido ao fato das águas pluviais serem direcionadas para calhas internas), entre outros fatores, foi extinguido o uso da platibanda em torno de toda a residência. Partir disso, foi apenas utilizada uma pequena platibanda inclinada na parte frontal da fachada apenas para fins estéticos, afim demarcar o “embrião”com relação as outras ampliações.
A modulação da Planta Baixa sofreu pequenas alterações (2 a 5 cm), para obedecer a modulação do Bloco de Concreto proposto para a construção do projeto, devido a diversos fatores, entre eles (Fonte):
a) Elimina quase que totalmente a construção de formas e caixarias, reduzindo assim mão-de-obra e a utilização de madeira;
b) Redução no uso de ferragem, concreto e mão-de-obra de ferreiro (armador);
c) Simplificação das instalações elétricas e hidráulicas pela ausência de necessidade de rasgos nas alvenarias;
d) Menos espessura do revestimento (em geral menor que 4 mm internamente e 6 mm nas faces externas das paredes);
e) Facilidade de treinar mão de obra para executar o projeto, o que favorece o método de mutirão para a construção das residências;
g) Facilidade de supervisão da obra;
h) Ótima resistência ao fogo, além de excelente isolamento térmico e acústico;
J) Custo final da obra diminuindo consideravelmente;
Compartilho aqui os arquivos com as pranchas apresentadas nessa etapa da entrega. Claro que muita coisa precisa ser mudada e corrigida, mas serve como auxilio para pesquisas posteriores heheh.